quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ser brasileiro é um sentimento



Estava pensando…por que é tão bom tudo isso aqui?!, digo: do lado de lá, chamado Brasil – PE- Recife....!!!!! São as referências culturais? - Vale! (vale, em español é = ok!), é a nossa relação e história com cada pedacinho de chão? - também vale!, é a família? - vale muito!, é o jeito brasileiro de ser? - vale muito, muito, muito! É a beleza das nossas riquezas naturais? - também vale! Bueno, depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que ser brasileiro é um sentimento. Amar ser brasileiro é um sentimento maior ainda, que não tem nada a ver com a negação do bom que há em outros países, ou em ter outras nacionalidades. Sem ufanismo, narcisismo ou egocentrismo, se é que dá pra entender... Explicando melhor: minha irmã tem um blog chamado “Coisa de mãe” http://www.coisademae.blog.br/e ela estava dizendo que ser mãe é, antes de tudo, um sentimento; há mães que não sentem a maternidade de forma intensa ou nem mesmo sentem!, e outras que não são mães biológicas e sentem tudo!, são muito maternais e amam tanto quanto...ou mais. Pois bem, pode parecer uma viagem, mas me lembrei um pouco da sensação de estar no Brasil, mais especificamente, em Recife. Por mais que eu compare e encontre prós e contras em todos os lugares, ser Recifense, Pernambucana, Brasileira é, antes de tudo, um sentimento; um sentimento de pertencimento e de encontro. É a apropriação de tudo de bom (e de ruim) que representamos, afinal, somos a soma de tudo que somos (de bom e de... ruim), mesmo. Não há ser humano só bom, como o revés também é improvável. Então, ser brasileiro, é antes de tudo, se sentir brasileiro e, mais do que isso, amar essa condição e não trocá-la por nada, por mais maravilhoso que seja o país onde se está vivendo. Ser brasileiro é tudo! E muito mais.

"Grande pátria, desimportante, em nenhum instante, eu vou te trair!"

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Cris,
Antes de mais nada ..... Muchas Felicidades do Mundo de Cá! Feliz Cumpleaños!!!!!
Ser brasileiro realmente é um sentimento, concordo com tudo que vc escreveu e qdo estamos aqui no Mundinho de Cá é que damos mais valor a pequenas coisas que para nós não davamos a minima importância.
Bjus e hasta pronto!
Nealina

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Hasta pronto mismo. Daqui para dezembro, estaremos aí. Que sugestão tienes de dia. PEnsei outubro ou novembro. Besos do Mundo de cá tb. Voltei da volta. kkk bjos